Tes·sel·late

sexta-feira, maio 14, 2004

Cinza.

Hoje o dia amanheceu cinza. Clima terrível, nem frio nem quente, mas bem aquele estado intermediário que incomoda. Conforme fui subindo a rua e me aproximando da serra, o cinza aumentava.

Sumiram as casas e muros, ficamos eu e o céu, cinzas, um a encarar o outro. Muito estranho. Não entendi direito o porquê de TODA a extensão do céu estar cinza. Não importava pra qual lado do horizonte eu olhasse, tudo o que via era cinza. Nuvens, refração da luz, pouco importa.

Acredito que, no fundo, o céu não estava cinza. Quem estava cinza era eu.

Agora (na verdade, há algumas horas), entrei no meu mundinho virtual e ví que as coisas por lá também estavam cinzas. Meu humor estava cinza. Meus emails, cinzas. O que fiz para outras pessoas, sem querer, somente contribuiu para aumentar o cinza do meu coração.

Fiquei mais cinza ainda diante de todas as besteiras que um ser humano do sexo masculino, ingênuo e crédulo, pode falar ou fazer de errado (ou nem que não seja errado, acaba magoando quem gosta, ou acreditando no que não devia). O ser humano do sexo masculino citado sou eu.

É, por hoje chega, que apenas pessoas que eu gosto conhecem esse lugar e leêm minhas palavras. Se eu continuar nesse ritmo, acabo deixando todos cinzas também.

Preciso aprender a pensar antes de falar. Esta é mais uma ótima oportunidade.

quinta-feira, maio 13, 2004

Pra alegrar o dia...

Uma pequena seleção de piadas infames e um novo link na seção "cool blogs": Quadrinhos_.


  • Batman pegou seu bat-sapato social e seu bat-blazer. Aonde ele foi? A um Bat-zado.

  • Porque o elefante nao pega fogo? Porque ele ja é cinza.

  • O que o cavalo foi fazer no orelhao? Passar um trote.

  • O que o tomate foi fazer no banco? Foi tirar extrato.

  • Por que nao é bom guardar o quibe no freezer? Porque lá dentro ele esfirra.

  • Por que as plantinhas não falam? Porque elas são mudas.

  • Por que Peron não teve filhos? Porque sua mulher Evita!

  • Como o Batman faz para que abram a bat-caverna? Ele bat-palma.

  • Por que na Argentina as Vacas vivem olhando pro céu? Porque tem "Boi nos Ares"!

  • Você conhece a piada do fotógrafo ? Ainda nao foi revelada.

  • Você sabe qual e o contrário de volátil ? Vem cá sobrinho.

  • O que um cromossomo falou pro outro? Cromossomos bonitos!



A propósito, a correria de hoje cedo passou. Ainda tem alguns problemas aqui no serviço pra serem resolvidos, mas nada tão urgente assim... ufa! Um passo de cada vez.

Hoje o dia vai ser assim....


Existem situações na vida nas quais a única solução é manter a calma, respirar fundo, e tentar fazer a coisa funcionar.

quarta-feira, maio 12, 2004

Esquilofrenia.

Texto publicado em 22/04/2004

Ao sair do restaurante hoje com meu doce de leite condensado guardado no bolso da camisa, percebi que sofro de uma patologia ainda não conhecida pelos médicos: esquiLofrenia.

Sabe aquela mania de guardar tudo? Quase um T.O.C.? Então, eu tenho essa mania. É um pouco de paranóia, eu assumo. Sou um cara que gosta do plano, do liso, do limpo - mas não consigo manter meu quarto assim, por exemplo.

Mas voltando aos patos, quer dizer, à patologia. Esquilofrenia é a necessidade incontrolável de guardar coisas. Pode ser muito útil - especialmente com papéis e outros documentos importantes. Mas também pode ser ruim, muito ruim. Imagine a cena:

Eu almoçando. Hoje a farofa estava muito boa - do jeito que eu gosto (isso é uma dádiva, nem sempre tem coisa boa no restaurante). Eis que, no meio do almoço, me pego pensando em "como seria bom ter dessa farofa amanhã". Meu próximo pensamento foi de guardar a farofa numa geladeira - só que eu não estou em casa, seria impossível! (Além do mais, peguei mais farofa do que conseguiria comer, acabou ficando no prato...)

Oras, quem guarda as nozes pra comer depois é o esquilo! (por isso o diagnóstico...). Só que, como o esquilo, eu muitas vezes esqueço onde guardei minhas nozes. Além de ser avoadão por natureza, ser esquilofrênico me faz ter um monte de tranqueira guardada, além de esquecer quase tudo! (mas sempre acho o que quero, depois de bagunçar o que estava em cima).

E o pior, faço isso com o que leio também! Leio muito! Jornal, revista, folheto de propaganda, qualquer coisa! Recentemente tenho usado a internet pra ler de tudo (e de assuntos mais fúteis também!). Guardo em algum neurônio perdido, e nunca mais uso o que lí. É um inferno mesmo!

Mas o que mais tá pegando no meu pé ultimamente é meu micro... tenho 40GB de coisas na HD, e não consigo liberar mais que 2! Só que eu pre-ci-so de 14 livre! Bom, querer mudar o que te incomoda já é um bom sinal, né doutor?

E o mais engraçado, essa minha mania atingiu o mundo virtual também. Criei um blog pra colocar idéias e pensamentos e quando me dei conta, eu tinha um amontoado de coisas e queria guardar mais coisas ainda lá! Como se fosse mais uma válvula de escape para a minha esquilofrenia!

O que é um blog? Ah, é um diário virtual - fica armazenado num computador em algum lugar, e qualquer pessoa de qualquer lugar do mundo pode ler. É fácil de colocar coisas lá - textos, figuras, referências. Tem mais espaço do que um diário de papel, e maior alcance - alguma coisa com o fato do mundo te assistir mexe com o nosso ego, né, doutor?

Pelo menos, percebi que esse espaço me deu um lugar pra criativo. A possibilidade de que outros leiam também me fez bem. Descobri que 'criar' é um ótimo escape, ajuda a organizar as idéias e é justamente disso que estou precisando agora. Também comecei a organizar a tal bagunça no meu micro - bem devagarinho, pelos arquivos pequenos. Isso me trouxe um pouco de paz.

O quê? Já deu o horário? Tudo bem, doutor, ainda bem que eu consegui falar tudo que precisava. Foi uma ótima conversa, viu. Tá, vou agendar a próxima com a secretária. Vou aproveitar e já acerto o valor dessa consulta com ela também.

Muito obrigado e até mais ver! Abraços.

Ufa, até que enfim.

Finalmente encontrei um lugar legal pra construir uma morada virtual. Há tempos procuro por um serviço assim, como este que os blogs estão oferecendo. Pelo visto não sou só eu que estava procurando, senão os blogs não fariam tanto sucesso.

A verdade é que já passei da conta. Dediquei tempo demais a deixar isto aqui em ordem. Tudo bem que finalmente fiquei com a sensação de trabalho bem-feito (e para um perfeccionista como eu, esta é uma grande recompensa). O blogspot é cheio de recursos, gratuito, grande, e o melhor: fácil de gerenciar e atualizar.

O lay-out me satisfaz, é limpo, legível e tem significado. Até o nome do meu humilde blog faz eu me identificar com ele, e cria uma identidade pro lugar, quase como se ele existisse sozinho.

E é exatamente nesta condição que eu quero deixá-lo agora. Que exista por si próprio. Fico muito feliz com a visita de todos (afinal, o que escrevo aqui espero que seja lido) e continuarei a escrever de tudo que vier na minha cabeça.

Só não pretendo fazer mais grandes mudanças por aqui, e sim deixar a "criança" viver em paz. É claro que estamos sempre abertos a críticas e sugestões, fique à vontade para comentar ou mandar um email que eu lerei atentamente.

Estou re-postando hoje o único texto que irei salvar lá do abandonado Craz¥BloG. É a única coisa que eu produzi de verdade, e o ato de "blogar" ajudou a despertar este meu lado escritor - coisa que estou gostando muito de fazer.

Ademais, obrigado pela visita e volte sempre.

Preciso parar com isso...

Olha só em que lugar fui parar navegando... Loja Erro 404. Estou querendo comprar umas camisas dessas pra mim... hehehe!



Mas chega de net! Chega, socorro! Estou sendo consumido pelos bits... aaahhhh...

terça-feira, maio 11, 2004

Porquê Tessellate 2 - A Origem.

Hi there!
Pois bem. Para os fiéis frequentadores (anônimos, que estou sem contador ainda) deste novo espaço virtual, tenho a obrigação de falar de ONDE surgiu a idéia que me influenciou a colocar o nome de tessellate aqui.

Cubo 2 Vocês conhecem o filme O Cubo? Pois bem, foi assistir a este filme que me inspirou.

O quê? Ah, sim, em português é melhor né? Pois bem, tem também o Cubo 2, no qual aparece especificamente a palavra-chave deste nome: Tessera.

Após um breve estudo na Internet, descobri que Tessera é uma palavra derivada do latin, derivada do grego, e que significa quatro, ou quadrado e, por consequência, cubo. NOTA: Tesseract é a palavra que define um cubo quadri-dimensional, mas deixemos os estudos de geometria de lado por enquanto...


A palavra Tessellate foi adotada pela língua inglesa, e tem o significado de "unir em mosaico", mais especificamente, cobrir uma superficie com um padrão simples de modo a não sobrepô-lo nem deixar espaços vazios. Como se faz ao pegar milhares de quadradinhos pequenos e então os unir numa superfície. (Veja aquele link do "quer Tesselar também?", da segunda-feira)

E é exatamente isto que este blog é - pelo menos na minha cabeça. Um grande mosaico de pequenas idéias, fragmentos. Que são dispostos num plano e formam algo muito maior e representativo. Ficou claro assim?



Se não ficou, simplesmente adicione o endereço nos seus favoritos que então você não terá que decorar a palavra... ;o)

Tome um Tesseract para você!

É sacanagem ou não?

Vocês acham que é muita sacanagem o que vou fazer?

Não sei se a netiqueta permitira (e nem quero saber), mas usarei o espaço de 1 MB que o antigo blog me oferece para guardar as imagens que colocarei neste blog aqui! Bonito, não? Além de xingar e abandonar o blig, ainda vou ocupar espaço em disco deles e ficar com a conta aberta só tomando espaço pra atrapalhar. hehehe.... ah, eles merecem!

MPB na veia...

Não entendo porque cargas d'água, a rádio Nova Brasil FM tem que ter um sinal tão irregular onde moro. Em um momento, o som está ótimo. No seguinte, inaudível. Mas tudo bem, deu para decorar um pequeno trecho dessa música - o suficiente para encontrá-la na Internet (oh, A Internet!).

PS: onde se lê "adeus" na música, não leia nada! Ouvi ontem e achei a música bonita, embora seja mais uma de letra triste que me engana...

Um Dia Um Adeus
Guilherme Arantes

Só você
Pra dar à minha vida a direção
O tom
A cor
Me fez voltar a ver
A luz
Estrela no deserto
A me guiar
Farol no mar
Da incerteza

Um dia um adeus
E eu indo embora
Quanta loucura
Por tão pouca aventura
Agora entendo
Que andei perdido
O que é que eu faço
Pra você me perdoar

Ah, que bom
Seria se eu pudesse te abraçar
Beijar, sentir
Como a primeira vez
Te dar
O carinho que você merece ter
E eu sei te amar
Como ninguém mais

Ninguém mais
Como ninguém jamais te amou
Ninguém jamais
Te amou, te amou...
...como eu,
Como eu.

segunda-feira, maio 10, 2004

Porquê Tessellate ?

tes·sel·late: To form into a mosaic pattern, as by using small squares of stone or glass. From Latin tessellatus, of small square stones, from tessella, small cube, diminutive of tessera, a square. See tessera.

tes·ser·a: One of the small squares of stone or glass used in making mosaic patterns. Latin, from Greek, neuter of tesseres, variant of tessares, four.

From The American Heritage Dictionary of the English Language.

Quer tesselar também? Clique aqui!

A mais intrigante consequência dessa matemática doida que existe hoje em dia, decorrente especificamente de um tessera, é um tesseract. Um cubo quadri-dimensional, ou hyper-cubo, como também é conhecido. Clique aqui para ver um tesseract!

Sei que é a segunda vez que mudo de endereço de blog. Pelo menos desta vez, será definitivo (mesmo). Gostei dos recursos do Blog*spot, e o fato de ser internacional dá isonomia e credibilidade ao serviço. O nome anterior, Chocolate com café, surgiu num momento e viveu somente naquele momento. Tessellate (em português pode-se escrever "tesselate" também) tem tudo a ver comigo. E vamos todos atualizar os bookmarks...

Obrigado pela visita e até o próximo cubo.

Homens...

É impressionante a capacidade masculina de estragar as coisas, não é mesmo? E olha que estou dizendo isto sendo um legítimo representante e defensor da espécie.

Acontece que, do nada, a gente tira uma frase idiota que leva menos de 10 segundos para ser dita - mas que, frequentemente, pode levar mais de 10 horas para ser consertada... é um dos males de se estar dividindo a intimidade com uma companheira. Nem 100% do tempo conseguimos pensar antes de falar - e isto se torna um grande problema, porque as mulheres têm uma capacidade enorme de reter informação.

A verdade é esta: homens têm dificuldade para pensar. Eu poderia jogar a culpa nos nossos ancestrais, mas eles só faziam o que era necessário. Para caçar e lutar contra outras "tribos", bem no comecinho da humanidade, não era necessário proferir mais que duas ou três frases - quiçá palavras. Bastava ter atenção ao alvo/inimigo, e agir no momento certo - nada de pensar nas consequências (que poderiam ser somente duas: sucesso ou fracasso).

Pois bem, resta a nós, homens modernos, nos resignarmos nesta condição. E delegar ao tempo a tarefa de apagar dos corações femininos as nossas pisadas-na-bola, foras e tudo o mais. Afinal, elas sempre foram companheiras e carinhosas, mesmo quando seu herói e companheiro de caverna voltava de uma caçada com as mãos abanando...



hmmm.... ainda sim, ele não tinha que dizer nada, e isto o salvava. É, não tem jeito mesmo!

T.E.S.T.E.

Quem trabalha com informática conhece muito essa palavra, não é? Quantos usuários, arquivos, emails, ou até senhas que não são compostas por estas cinco letras: "teste"???

Pois bem, eu tentei manter a originalidade aqui e a interatividade também. Porque este é o meu primeiro post usando o sistema de comentários proprietário do blogspot (que aliás, mudou radicalmente nesse final de semana - e eu que acabei de chegar já me perdi!)