Tes·sel·late

quarta-feira, maio 12, 2004

Esquilofrenia.

Texto publicado em 22/04/2004

Ao sair do restaurante hoje com meu doce de leite condensado guardado no bolso da camisa, percebi que sofro de uma patologia ainda não conhecida pelos médicos: esquiLofrenia.

Sabe aquela mania de guardar tudo? Quase um T.O.C.? Então, eu tenho essa mania. É um pouco de paranóia, eu assumo. Sou um cara que gosta do plano, do liso, do limpo - mas não consigo manter meu quarto assim, por exemplo.

Mas voltando aos patos, quer dizer, à patologia. Esquilofrenia é a necessidade incontrolável de guardar coisas. Pode ser muito útil - especialmente com papéis e outros documentos importantes. Mas também pode ser ruim, muito ruim. Imagine a cena:

Eu almoçando. Hoje a farofa estava muito boa - do jeito que eu gosto (isso é uma dádiva, nem sempre tem coisa boa no restaurante). Eis que, no meio do almoço, me pego pensando em "como seria bom ter dessa farofa amanhã". Meu próximo pensamento foi de guardar a farofa numa geladeira - só que eu não estou em casa, seria impossível! (Além do mais, peguei mais farofa do que conseguiria comer, acabou ficando no prato...)

Oras, quem guarda as nozes pra comer depois é o esquilo! (por isso o diagnóstico...). Só que, como o esquilo, eu muitas vezes esqueço onde guardei minhas nozes. Além de ser avoadão por natureza, ser esquilofrênico me faz ter um monte de tranqueira guardada, além de esquecer quase tudo! (mas sempre acho o que quero, depois de bagunçar o que estava em cima).

E o pior, faço isso com o que leio também! Leio muito! Jornal, revista, folheto de propaganda, qualquer coisa! Recentemente tenho usado a internet pra ler de tudo (e de assuntos mais fúteis também!). Guardo em algum neurônio perdido, e nunca mais uso o que lí. É um inferno mesmo!

Mas o que mais tá pegando no meu pé ultimamente é meu micro... tenho 40GB de coisas na HD, e não consigo liberar mais que 2! Só que eu pre-ci-so de 14 livre! Bom, querer mudar o que te incomoda já é um bom sinal, né doutor?

E o mais engraçado, essa minha mania atingiu o mundo virtual também. Criei um blog pra colocar idéias e pensamentos e quando me dei conta, eu tinha um amontoado de coisas e queria guardar mais coisas ainda lá! Como se fosse mais uma válvula de escape para a minha esquilofrenia!

O que é um blog? Ah, é um diário virtual - fica armazenado num computador em algum lugar, e qualquer pessoa de qualquer lugar do mundo pode ler. É fácil de colocar coisas lá - textos, figuras, referências. Tem mais espaço do que um diário de papel, e maior alcance - alguma coisa com o fato do mundo te assistir mexe com o nosso ego, né, doutor?

Pelo menos, percebi que esse espaço me deu um lugar pra criativo. A possibilidade de que outros leiam também me fez bem. Descobri que 'criar' é um ótimo escape, ajuda a organizar as idéias e é justamente disso que estou precisando agora. Também comecei a organizar a tal bagunça no meu micro - bem devagarinho, pelos arquivos pequenos. Isso me trouxe um pouco de paz.

O quê? Já deu o horário? Tudo bem, doutor, ainda bem que eu consegui falar tudo que precisava. Foi uma ótima conversa, viu. Tá, vou agendar a próxima com a secretária. Vou aproveitar e já acerto o valor dessa consulta com ela também.

Muito obrigado e até mais ver! Abraços.